terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cantinho Veterinário II

 A Professora Doutora Laurentina Pedroso, Bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários e directora da minha faculdade tem dado bastante que falar nos últimos dias... E não podia ter sido por melhores motivos!

 Na semana passada foi aprovada a ideia do Cheque Veterinário, semelhante ao Cheque Dentista. Vai ser distribuido pelas Juntas de Freguesia às famílias mais carenciadas com animais de estimação. Esses cheques dão direito a vacinação, desparasitação e esterilização, que a meu ver também influencia positivamente a Saúde Pública.
 Agora parece que também vai ser criado um Banco Alimentar para Animais, num sistema semelhante ao Cheque Veterinário, mas desta vez sujeito às doações (tal como o Banco Alimentar "humano". Tal como a Prof. Drª Laurentina diz "É para as famílias que tiram da sua comida para poder dar ao seu animal".

Sinceramente acho uma óptima iniciativa. Vai ajudar as famílias que mesmo em dificuldades, não abandonaram o seu cão/gato mesmo por também ser um membro da família.
 Até porque, ao contrário do que muita gente pensa, os médicos veterinários não recebem nada pelo estado, o dinheiro que ganham é o que lhes é pago pelas consultas. Não fizémos juramento de Hipócrates, mas temos bom senso. Mas infelizmente não é o bom senso que paga as contas, por isso não podemos fazer "borlas" sempre que aparece alguém mais carenciado ou até que apenas encontrou um animal na rua em mau estado.

Enfim, ao menos estas foram boas notícias! Podem ver a reportagem aqui.

Cumprimentos,
A Marquesa.

2 comentários:

  1. Olá, gostei imenso do nome do teu blog ;)
    Adoro este tipo de iniciativas.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. They go making change and being awesome!

    Your master;
    <3

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)