domingo, 10 de agosto de 2014

Divergente (sem spoilers)

Acabei de ler o livro "Divergente" e não podia deixar de escrever sobre ele.
Sabia que o filme baseado no mesmo estava no cinema e que era uma espécie de Jogos da Fome mas não me tinha chamado a atenção. Porém, ofereceram-mo no meu aniversário e trouxe-o para as férias (adoro ler na praia!).
Fascinou-me o conceito da sociedade neste "Universo".
Basicamente as pessoas estão separadas em 5 fações, consoante o que consideram mais importante para o mundo e sem o qual é gerado o ódio e a guerra. Os Cândidos acreditam que o pior do mundo é a mentira por isso prezam a sinceridade e ninguém dessa fação mente. Os Abnegados dão o máximo de valor ao altruísmo e os Cordiais à amizade. Os Eruditos condenam a ignorância, procurando a inteligência e sabedoria. E, por fim, os Intrépidos que vivem para a coragem.
O melhor desta sociedade é que embora alguém nasça em determinada fação, aos 16 anos é que faz a escolha de qual é o mais importante valor para ela e em que fação deseja viver.
Acho que se fosse deste Universo seria provavelmente uma Erudita ou uma Abnegada. A ignorância e o egoísmo são para mim um dos piores defeitos e "perigos" da humanidade. 
Quanto ao livro em si, embora não me identifique muito com a personagem principal (mas coitada, a miúda só tem 16 anos...) gostei muito do conceito, da personagem Quatro e da história em si. Os últimos capítulos agarraram-me ao livro e quero ler o resto da trilogia brevemente!

As minhas férias com os meus pais e tios estão a ser muito boas, mas tenho saudades do meu amor...
Desejo-vos uma óptima semana!
Com amor,
A Marquesa

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)