sexta-feira, 19 de setembro de 2014

10 livros

Corre no Facebook um desafio que consiste enumerar dez livros que "de alguma forma ficaram contigo. Não têm que ser os livros "certos" ou grandes obras literárias, apenas aqueles que te tocaram de algum modo."
Gostava de trazer este desafio para a blogosfera e acrescentar uma pequena explicação de como me afectaram. 
 Sem ordem específica, aqui estão:

1984
Li este livro há relativamente pouco tempo. Faz-nos questionar toda a comunicação social e o sistema político em que estamos inseridos.

Crónicas de Nárnia
Das primeiras coleções que me levaram ao mundo da fantasia em pequenina. Com óptimas lições de coragem, bondade e respeito à Natureza.

Cisnes Selvagens
Ao lê-lo deparei-me com a realidade da China durante a ditadura de Mao. O sofrimento e a fome daquela gente fez-me compreender muito melhor a nossa diferença cultural.

Sensibilidade e Bom Senso
Um romance que, embora nos faça sonhar, também nos ajude a pôr os pés na Terra. O primeiro que li da Jane Austen.

O Senhor dos Anéis
A minha mãe é a culpada de eu gostar tanto da história, pois quando éramos pequenos ela contava-nos uma versão resumida, mas com pormenores que às vezes nem aparecem nos filmes, durante as viagens para a Natação. Tolkien para mim é o rei do meu género literário favorito. A história do Bilbo Baggins e mais tarde o Frodo, inspiraram-me na medida em que mesmo pequenos podemos fazer grandes feitos.

A Cidade dos Deuses Selvagens
Adoro a Isabel Allende e este livro (assim como o 2º da coleção) fizeram-me crescer ao mesmo tempo que as personagens. Também me deu um sentido de responsabilidade quanto à Natureza e um fascínio por culturas extremamente diferentes da minha.

A Vida de Pi
Desde o tema da religião, até aos jardins zoológicos... Foi um livro que aumentou o meu respeito pelos animais e a minha capacidade de acreditar em "milagres".

A Ilha do Tempo Perdido
O livro foi-me emprestado mas quero relê-lo há imenso tempo. É um livro infantil/juvenil. Fala sobre a necessidade de perdermos tempo e sobre deixar as crianças serem crianças e, no fundo, o ser humano ser apenas o ser humano.

A Fonte Misteriosa
O tema é a imortalidade e os seus prós e contras, mas é também um livro juvenil. Acho que até já fizeram um filme sobre a história.

As Crónicas de Gelo e Fogo
Também conhecido pela série Guerra dos Tronos. Os dragões são um mimo, mas o que é diferente neste livro é que não é por se ser bom que a personagem se safa. Tal como na vida real, os espertos é que ganham o jogo. E o herói de uma história, pode ser o vilão para outros. Toda a gente tem um lado bom e outro mau. Menos o Joffrey...


Ainda há uns dois ou três que acho que também mereciam estar aqui. Mas é este o desafio, portanto cá está.



Desejo-vos um óptimo fim de semana!



Com amor,
A Marquesa

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)