terça-feira, 9 de junho de 2015

Blogger Summer Challenge #9 - A blogosfera de hoje

O tema de como a blogosfera tem mudado não é novo. Falou-se imenso há uns meses naquela reportagem sobre como se podia ganhar dinheiro com a blogosfera e em que imensa gente ficou indignada por a Vanessa Martins ter toda uma equipa a trabalhar por ela num blogue com o seu nome.
É verdade, a blogosfera está cada vez mais a ser populada por pessoas que criam um blog com interesses económicos, para receber brindes de marcas e para serem conhecidos publicamente sem se deixarem conhecer a não ser fisicamente. Não tenho nada contra isso, acho que na blogosfera há espaço para toda a gente e que ela se continua a adaptar às novas tendências e gostos.
No entanto, a minha parte favorita da blogosfera é a mesma de quando criei o meu primeiro blog a sério há 6 anos atrás.
As pessoas que criaram um espaço para desabafarem, para exprimirem os seus medos, os seus sonhos e tudo o que lhes possa passar pela cabeça. As pessoas que muitas vezes até escolhem o anonimato por sentirem que lhes dá mais liberdade para se expressarem. A parte da blogosfera, em que se sente empatia, apoio e compreensão. É esta a parte da blogosfera em que só ficam os leitores interessados na essência das pessoas e não aqueles apenas interessados em receber brindes e cuscar (muito diferente de se importar e preocupar com) a vida dos outros.
É quase uma orla encantada, que permanece mesmo depois de à sua volta se construir uma cidade de consumo e máquinas programadas. São as pessoas que cá estiveram, estão e virão que dão vida à blogosfera e prolongam a magia. É um ciclo sem fim, que torna a blogosfera de hoje tão fantástica como a de ontem e maravilhosa como a do amanhã.

Desafio Blogger Summer Challenge do Jota e da a Olívia.


Aproveitem bem o feriado!

Com amor,
A Marquesa

1 comentário:

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)