sexta-feira, 26 de junho de 2015

Doação de Cabelo

 Já ouviram falar em doação de cabelo?
 Eu até há uns meses atrás desconhecia completamente esta realidade.
 O nosso cabelo pode ser doado a instituições que o aproveitam para fazerem perucas para mulheres e meninas que perderam o cabelo devido aos tratamentos agressivos contra o cancro.

A primeira vez que ouvi falar da doação de cabelo foi neste post da Mariana do Miss Tangerine onde falava da sua doação à Little Princess Trust
Esta organização tem sede no Reino Unido e tem o objectivo de fazer perucas para crianças. Talvez por ser apenas para crianças, o comprimento mínimo requerido é apenas 17 cm.
 Podem ver as restantes informações neste link, mas pede apenas que o cabelo esteja em bom estado e natural.
 Foi a instituição a que escolhi doar, por razões que verão mais à frente.
 Eu enviei a minha doação por correio azul (tinha medo que o meu cabelo se estragasse) e paguei cerca de 4€. 
Não se esqueçam de imprimir, preencher e enviar no mesmo envelope o formulário caso queiram o vosso certificado por terem doado.

 Cá em Portugal, a entidade que encontrei que realiza esta recolha é a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que trabalha com o Instituto Português de Oncologia. 
 Enviei um email a perguntar quais seriam os requisitos e responderam-me:

Para mim 30 cm seria mesmo muito complicado, tendo em conta que o meu cabelo entretanto poderia ficar estragado, principalmente tendo em conta que no Verão é muito mais danificado pelo sol e pelos elásticos.
 Havia artigos que falavam de no IPO do Porto serem necessários apenas 25 cm, mas no site oficial foi publicado um esclarecimento de que isso não é verdade.

Se estiverem interessadas em doar à Liga Portuguesa Contra o Cancro fica aqui a morada do núcleo em Lisboa para onde podem entregar (presencialmente ou por correio) a vossa doação.

Núcleo Regional do Sul da LPCC
Rua Professor Lima Basto 1099- 023 Lisboa
Horário:  2ª feira a 6ª feira das 9:30h às 17h

Na minha pesquisa também encontrei o programa Beautiful Lenghts da Pantene. Porém, é um programa americano, pelo que acho que o envio em si será mais complicado, ao contrário de um feito dentro da União Europeia.
 Mesmo assim, no site tem dicas sobre como preparar o cabelo para fazer a doação como:

  • Evitar escovar o cabelo com uma escova quando este está molhado.
  • Usar uma máscara nutritiva uma vez por semana.
  • Limitar o uso do secador e esticador do cabelo, e protegê-lo do calor com produtos próprios.
  • Cortar as pontas a cada 2 meses para evitar as pontas espigadas e o cabelo crescer mais saudável.
E muitas mais dicas que podem ver aqui, mesmo que não queiram doar.


Para mim este tipo de doação foi um achado. Já me sinto mal porque não posso doar sangue por falta de peso. E é uma forma indolor de tornar um fardo ligeiramente menor e mais confortável a vida das pessoas que infelizmente passam por isto, mas lutam.

Como bónus, aqui ficam umas fotos minhas do antes e depois!

    
Qualquer semelhança com a Beyoncé é pura coincidência! :p


Desejo-vos um óptimo fim de semana!

Com amor,
A Marquesa

3 comentários:

  1. Eu gostava muito de doar o meu mas acho que no estado em que as minhas pontas estão neste momento 30cm de cabelo saudável iria ser demasiado para mim :s

    ResponderEliminar
  2. É um gesto maravilhoso :) Quero muito fazer isto, mas tenho o cabelo curto já há algum tempo. Talvez seja um bom motivo para o deixar crescer :)

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)