sábado, 2 de julho de 2016

Vamos parar de dizer que pele pálida não é bonita?

Todos os Verões vem a mesma conversa:
"Tenho que ganhar cor!" 
"Tenho de ir à praia que as minhas pernas espelham a luz!" 
"Não posso andar de saia com as pernas branquinhas".
Isto porque o calor vem e uma pessoa começa a destapar partes do corpo que não estão habituadas à luz do sol desde o ano anterior. Parece que é um escândalo uma pessoa sair à rua de calções sem ter passado uma semana na praia primeiro.
Podem dizer que dá um ar saudável, mas quando dizem "mais bonito" aí já torço o nariz.
Tinha tudo para concordar com este padrão de beleza. Sou uma rapariga naturalmente morena, gosto de banhos de praia e piscina e quando a minha pele reage à luz solar os melanócitos produzem ainda mais melanina, o que me dá um tom que esconde um pouco os pelitos e as estrias.
Mas irrita-me imenso ver pessoas a sujeitarem-se a coisas menos saudáveis como escaldões, insolações ou não utilizarem sequer protector solar para tentar atingir algo que neste século está incluído nos padrões de beleza.
Se fosse há uns séculos atrás andávamos todas com um chapéuzinho e tentávamos permanecer o máximo de tempo ao abrigo do sol para mantermos a pele com a menor densidade de melanina possível. As raparigas bronzeadas eram as camponesas e mulheres supostamente socialmente inferiores que tinham de trabalhar (ao ar livre).
Por isso exibam a vossa cor, seja ela qual for, pois é a vossa, com que nasceram. Se querem apanhar sol apanhem com segurança, mas se não quiserem por favor não se sintam na obrigação. Somos todos lindos e da próxima vez que alguém disser que a luz reflectida nas vossas pernas até os incomoda, mandem uns sinais de luz mesmo nos olhos dos haters


Desejo-vos um óptimo fim de semana!

Com amor,
A Marquesa

6 comentários:

  1. Nao te esquecas que apanhar sol faz muito bem à pele... quando nao é em demasia! Eu nao precebo a necessidade de o pessoal querer literalmente torrar ao sol.eu adoro apanhar sol e faz super bem ã minha pele, mas barro-me toda com protector solar. ;)

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu sou uma lulinha assumida xD E não me importo se não for um ano à praia uma unica vez. O ano passado fui um dia à piscina. Detesto torrar ao sol

    ResponderEliminar
  3. Sou branca e tenho imensa dificuldade em ficar bronzeada mas uso sempre protector e não passo o dia inteiro na praia.

    ResponderEliminar
  4. Sou branquinha e, honestamente, isso não me incomoda. Aliás, evito bronzear-me para que as manchas de vitiligo não sejam perceptíveis. Apanhar sol, sim, porque é essencial e faz-nos muito bem mas não faço questão de ficar bronzeada antes de usar os meus vestidos e outras peças.

    ResponderEliminar
  5. É muito giro o bronzeado na pele mas também é muito giro uma pessoa bem branquinha, não te preocupes com isso :)
    Bj S

    ResponderEliminar

Querido marquês ou marquesa, sente-te à vontade para "opinar" :)